segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura Veterinária


Perguntaram-me, porque é importante para o veterinário, estudar esta ciência tão antiga, e cada dia mais presente e necessária, sendo procurada pelos pacientes que não conseguiram o alivio que precisavam na medicina tradicional ocidental. Refletindo sobre isto, cheguei a conclusão:
É uma medicina, baseada fundamentalmente na observação de vários sinais e sintomas,mostrando o momento evolutivo da enfermidade de um paciente, por  qualquer forma de  tratamento utilizado. É também uma medicina preventiva, quando sabemos ler e ver esses sinais e sintomas em nossos pacientes, antes que a enfermidade se manifeste no plano funcional ou lesional ou seja está ainda no plano energético. Sou pediatra de primeira infância, onde a maioria de meus pacientes não pode falar o que sentem, mas com o choro, o isolamento, a falta de apetite ou a modificação nas evacuações etc.etc., são para mim de grande utilidade para entendê-los e saber o que esta  fazendo os sofrer. Penso que o mesmo acontece com os Veterinários, que tem essa mesma problemática com seus pacientes, que não falam das suas sensações, a forma da dor e como se irradia, dos sentimentos que os perturbam em relação a seu parceiro ou membros de sua família. Tem que se desenvolver a qualidade da observação do comportamento, dos sinais individuais e as características desses sinais que estão expressando muitas vezes com clareza a origem  do dinamismo vital alterado.  
Por outro lado, este pensamento, nos dá uma idéia unificadora e integradora do universo, e cada um dos seres que nele habita, de uma maneira simples podemos compreender as leis da natureza, a nós mesmos e o que precisam nossos pacientes nesse caminho da cura; é aplicada em muitos aspectos da vida. Além disso, nos ensina como intervir no campo energético de nossos pacientes, e ao fazê-lo estamos interagindo com o universo que se movimenta e desenvolve a nossa vida e a de nossos paciente e conseguimos isso com técnicas simples, manuais usando: agulhas, moxa ou fitoterápicos.     
E por ultimo, o que não é nada depreciativo, que a ação da acupuntura corretamente aplicada, seguindo as bases do pensamento filosófico ancestral chinês, e não fazendo somente como reflexoterapia; é de ação rápida, efetiva, de baixo custo e sem efeitos colaterais.
                    Dr. Raul Facal    Médico Homeopata e Acupunturista 
                                              Professor da Associacion Medica Argentina de Acupuntura
                                              Professor da Vetholos
                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário